21 de Junho – O Tutorial do “Jogo” Paternidade

Ah, 21 de junho… O dia em que fui "spawnado" na paternidade. Aquele dia foi uma verdadeira loucura, e, se eu soubesse o que me esperava, talvez tivesse me preparado um pouco mais. Mas, como todos sabemos, não há manual para ser pai. De repente, a vida como a conhecíamos ficou para trás, e tudo mudou quando aquele pequeno ser chegou ao nosso colo.

RELATOS

1/21/20251 min read

Confesso que, para o pai, esse primeiro "level" foi relativamente fácil. Como em todo bom tutorial de jogo, tudo o que precisávamos fazer era seguir as instruções e garantir que o bebê não "morresse" — ou seja, não deixar nada de errado acontecer. As primeiras semanas eram basicamente uma repetição de tarefas simples, porém cruciais: trocar fraldas, dar banho sem causar acidentes, garantir que ela não sufocasse enquanto dormia e, claro, passar para a mãe quando o choro se tornava imbatível. Era uma missão simples, porém muito intensa, e parecia que a cada passo o jogo me ensinava algo novo.

A simplicidade do começo chegou a me surpreender, ainda mais quando percebi que eu e minha esposa fomos abençoados com uma bebê tão tranquila. Enquanto muitos pais precisam acordar à noite para alimentar seus filhos, nós precisávamos acordar a nossa filha para que ela mamasse! Confesso que, às vezes, parecia que estávamos jogando em modo "pacífico". Mas, apesar da leveza inicial, a alegria de ver nossa pequena crescer a cada dia superava qualquer cansaço, e com isso, superamos o "tutorial" com facilidade.

Porém, o que o tutorial não nos prepara é para o que vem depois... Quando a paternidade deixa de ser uma missão de tarefas simples e se transforma em um verdadeiro jogo de estratégias, aprendizado e desafios. A jornada está apenas começando, e o que parece ser fácil no início, logo se torna uma aventura imprevisível.

O verdadeiro jogo da paternidade vai muito além do tutorial, mas, sem dúvida, cada fase traz uma recompensa que vale todo o esforço.